sábado, 3 de outubro de 2009

Roda do Dharma


Sábado passado, eu e Rita fizemos um curso de pintura de símbolos auspiciosos budistas, em São Paulo.

Passamos a manhã ouvindo uma palestra sobre budismo e sobre a atividade que faríamos. Depois, escolhemos os símbolos a serem pintados. A ideia era tentar escolher não o que achássemos mais bonito, mas o que se mostrasse para nós. Fazer a escolha tentando se despir de qualquer coisa que se assemelhasse a uma opinião.

Eu e Rita acabamos escolhendo o mesmo símbolo: a Roda do Dharma.

O Dharma é o conjunto de ensinamentos deixados pelo Buda histórico. Acionar a Roda do Dharma significa colocar em movimento a doutrina do Buda. A ideia é sair da Roda do Samsara - que é nossa condição corriqueira de altos e baixos, felicidade e tristeza, julgamentos - e entrar na Roda do Dharma, gerando carma positivo, praticando compaixão ilimitada e reconhecendo a impermanência de tudo o que não é a verdadeira natureza da mente.

Nós realizamos a pintura desse belo símbolo em um tecido. Depois, fizemos uma meditação na qual pedimos a todos os Budas que abençoassem o tecido com a Roda do Dharma e que ele pudesse beneficiar todos os seres vivos.

Começamos dedicando nosso trabalho aos Budas, depois a nós mesmos, aos nossos pais, aos parentes, aos amigos mais próximos, aos amigos mais distantes, aos colegas, aos colegas dos colegas, a pessoas que não conhecemos, a pessoas em outras cidades, em outros países, a todos os seres que existem...

Foi realmente um dia muito prazeroso, com uma sensação de algo sagrado no ar e uma energia muito positiva sendo gerada. Recomendo a todos os que quiserem participar desse curso, que acontece regularmente. Não é preciso ser budista nem saber sobre budismo. Apenas ter a mente aberta e o coração amoroso.

Aí está minha Roda do Dharma. Ou melhor, nossa Roda do Dharma - de todos nós e também de todos os que não a veem aqui.



Os tibetanos colocam suas bandeiras com os símbolos budistas do lado de fora de suas casas, na frente delas, na janela... Fazem isso para que esses símbolos beneficiem todos, não apenas quem está dentro da casa. Isso inclui, por exemplo, passarinhos que passem por perto da bandeira...

2 comentários:

  1. eu tenho uma bandeira de oração, que veio de um templo budista aaqui d aminha rua, na varanda. a idéia é linda, espalhar orações pelo universo..

    ResponderExcluir
  2. Ôba! Quantos mais, melhor. O universo agradece...

    ResponderExcluir