quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Astrologia e a Educação

Nesta fase da vida em que me encontro, dando um megulho em mim para saber um pouco melhor quem eu sou, uma das atividades que mais me têm dado prazer é o estudo da astrologia. Estou fazendo um curso básico com uma astróloga aqui do bairro, muito competente e gente finíssima.

Fico triste apenas por não poder dedicar mais tempo ao estudo, em casa, dada a avalanche de trabalhos, remunerados ou voluntários, quem vem assolando minha vida, para o bem e para o mal. Mas, aos poucos, vou chegando lá.

Minha professora emprestou-me os livros Astrologia, psicologia e os quatro elementos, de Stephen Arroyo, e As doze casas, de Howard Sasportas. Eles devem ajudar-me na tarefa de interpretar meu mapa natal e apresentar para o grupo. Às vezes dá nó na cabeça, mas acho que tenho conseguido avançar.

O caso é que ontem eu fiquei lendo o livro do Arroyo enquanto esperava a Júlia sair do balé - ela tem 12 anos e está enlevada com a dança! O autor explica que certos signos correspondem, de certa forma, às nossas fases de educação e "crescimento mental-espiritual". Vejam os trechos a seguir.

VIRGEM representa o período de serviços prestados à sociedade, a aprendizagem com um mestre na profissão com a qual a pessoa ganhará seu sustento e o contato inicial com o mundo prático, cotidiano do trabalho pesado, dos deveres e das responsabilidades. Essa fase de crescimento pessoal é quase inteiramente esquecida na nossa cultura. Daí acontecer que temos milhares - talvez milhões - de pessoas jovens, com curso superior, que recebem o diploma e ficam estarrecidas ao perceber que não têm possibilidade realmente de fazer nada. Sua educação superior lhes encheu as cabeças com volumes de ideias inúteis e, frequentemente, impraticáveis; e nesse meio-tempo eles não adquiriram nenhuma habilidade real, com a qual pudessem por em prática os conhecimentos teóricos. Uma vez que muitos desses indivíduos agora são, no mínimo amadores eruditos ou intelectuais, torna-se difícil e frustrante recuarem da fase da nona Casa, da educação superior, para a fase da sexta Casa, da labuta e da servidão. (...)

SAGITÁRIO simboliza a fase de desenvolvimento que se desenrola naturalmente a partir da fase Virgem de aprendizagem. Frequentemente se diz que Sagitário e a nona Casa representam a "educação superior"; mas, no geral, esse signo simboliza a conquista da perícia pessoal no campo escolhido, quer sua manifestação seja sob a forma de um artesão perito ou de um profissional de uma das profissões que são gabadas com tanto alarde. Essa é uma fase de educação individual em que começamos a ter um efeito marcante sobre o mundo em geral, quer ensinando novos aprendizes, quer publicando o fruto dos nossos trabalhos, ou então estabelecendo normas para as gerações futuras. Portanto, essa fase de desenvolvimento tanto inclui o aprender (no sentido de aperfeiçoar o nosso trabalho, o nosso caráter e os nossos ideiais) quanto o dispor daquilo que aprendemos. Nos Estados Unidos, na educação tradicional, presumimos, erroneamente, que alguém com um diploma de doutor em filosofia ou em medicina, ou qualquer outro título, é um mestre no seu campo. Esquecemos o fato de que a verdadeira perícia de mestre só vem depois de um período de rigorosa autodisciplina, de trabalho fatigante e meticuloso, e do desenvolvimento gradual da humildade, baseada na percepção de que a pessoa nada poderia saber, realmente, sem o trabalho dos seus predecessores. Só porque canalizamos as pessoas, o mais rapidamente possível, através de todos os tipos de programas educativos, a fim de "produzir" tantos doutores em filosofia ou em medicina, isso não significa que tenhamos enriquecido nossa cultura com um número igual de verdadeiros mestres. Nós sacrificamos a qualidade pela quantidade simplesmente para manter a ilusão de que a excelência pode ser comprada por um preço barato.

O livro é de 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário